6 Dicas fundamentais para Professores na Educação Remota

Com o isolamento social ocasionado devido a pandemia, diversos setores da sociedade tiveram que se adaptar ao que foi chamado de novo normal. Dentre eles, a Educação foi um dos mais afetados visto que escolas e universidades passaram a aderir 100% ao meio digital.

Em 2021, apesar das medidas de contenção e da chegada das vacinas, muitas instituições continuarão com a modalidade remota de ensino por certo tempo, incluindo a Universidade Federal de Santa Catarina. Por isso, o Academy trouxe 6 dicas fundamentais para os professores na Educação Remota:

Tempo e atenção ao Planejamento

Na educação remota, os professores devem dedicar tempo e atenção ao planejamento das atividades do curso. A dica neste caso é planejar, mas estar sempre aberto a novas possibilidades. Ou seja, o planejamento é o fio condutor, mas ao conhecer de perto o dinamismo do segmento de Educação a Distância pode-se “dobrar uma esquina” e adotar uma nova tecnologia ou uma nova ferramenta que trará resultados ainda melhores.

Atenção para Novas Tecnologias e Plataformas

É recomendado que além de buscar novos conhecimentos a respeito da área em que são especialistas, os professores da modalidade remota também devem expandir seus horizontes. Esteja sempre atento às novas tecnologias e ferramentas que podem facilitar a comunicação, o ensino e a aprendizagem dos alunos.

Invista em Criatividade

Na educação remota, os professores têm um desafio e tanto por atenderem alunos que estão cada vez mais conectados. A disputa por atenção é enorme e isso só pode ser combatido com uma boa dose de criatividade.

Por isso, procure meios de desenvolver seu lado criativo. Invista em aprimorar o desenvolvimento de novas ideias, de pensar fora da caixa. Tenha em mente que as atividades precisam ser atraentes o suficiente para que os alunos estejam no ambiente de estudo e permaneçam atentos ao conteúdo e não com vontade de sair para conferir cada nova notificação.

Seja organizado

Busque organizar o ambiente virtual a fim de facilitar o acesso dos alunos às atividades, conteúdos e avisos que estejam disponíveis. Uma boa forma de fazer isso é criando divisões para cada semana de aula, conteúdo ou capítulo abordado. Busque sempre deixar as informações mais importantes (datas, entrega de atividades, links essenciais e avisos) em evidência.

Comunique-se de forma clara

Seja claro na comunicação, busque explicar repetidamente as atividades propostas e, se possível, utilize diferentes meios de comunicação para tal explicação (e-mail, ambiente virtual, grupos de WhatsApp, vídeo aulas…). Além disso, se coloque à disposição dos alunos para a resolução de dúvidas e questionamentos sempre que possível.

Peça feedback aos seus alunos

Utilize formulários de avaliação da disciplina ou outras formas de obter o feedback dos alunos. Isso é muito importante para que você saiba os pontos que deve melhorar assim como os que deve continuar aplicando em suas aulas. Saber como os alunos avaliam sua forma de ensino pode ser de extrema ajuda para o desenvolvimento do planejamento do semestre seguinte.

Dica extra: Acompanhe os cursos do LINC Digital

O LINC Digital é um dos projetos parceiros do Academy. Essa iniciativa foi criada para contribuir com a retomada das atividades de ensino, preparando docentes e discentes aos desafios da educação remota. Em 2021 o LINC Digital continuará promovendo diversos cursos de extensão não presenciais à toda a comunidade, saiba mais em @linc_digital.


Gostou do conteúdo? Siga o Academy nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades para 2021!

Instagram: @academy.ufsc / Facebook: Academy UFSC

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora